Abrir um estúdio de Pilates é um grande investimento, mas também requer certos cuidados específicos, como manter seus equipamentos bem conservados. Isso é importante para a qualidade das suas aulas e também para garantir a segurança e o conforto dos seus alunos.
Pensando nisso, na conservação do seu estúdio e vida útil dos seus aparelhos, separamos algumas dicas de cuidados com equipamentos de pilates, para você aplicar no seu estúdio. Vamos lá?
Recebimento dos aparelhos
Orientamos que desde o contato inicial com seus equipamentos, o que acontece na entrega dos mesmos, sejam tomados cuidados específicos, como na abertura das caixas.
Como os aparelhos são estofados, é preciso ter uma atenção maior ao retirá-los da caixa, para que na hora de abrir você não acabe danificando-os. Faça isso com calma e atenção. Afinal, são seus aparelhos de trabalho (ou lazer, caso você tenha um estúdio de pilates em casa, para uso próprio)!
Higienização dos aparelhos
Por questões de saúde, higiene e segurança, manter seus equipamentos de pilates bem higienizados é fundamental. Assim, evita contaminações, propagação de vírus, bactérias e infecções.
Cosméticos como cremes, tinta de cabelo, hidratante corporal, protetor solar e outros também podem danificar seus aparelhos. E, também por isso, é importante mantê-los limpos.
Lembre-se que, ao falar de Pilates, estamos falando de saúde. Por isso, oferecer aos seus alunos um ambiente limpo, confortável e organizado é seu dever! Além disso, é seu estúdio e ele precisa ter uma imagem positiva.
Cuidados com equipamentos de pilates: quando fazer a higienização
Nem é preciso falar que a higienização do seu estúdio e dos seus aparelhos deve ser feita diariamente. Mas não é só isso, ela também deve ser frequente, de preferência no intervalo entre as aulas.
É importante fazer a limpeza entre um aluno e outro, para garantir que o aparelho estará em condições de ser utilizado pelo próximo. Para isso, tenha conhecimento de técnicas de higienização adequadas para seus equipamentos de pilates.
Como fazer a higienização
A higienização é uma parte importante e fundamental para manter seus equipamentos de pilates bem cuidados e prontos para serem usados por seus alunos. Mas, para isso, é preciso saber como fazê-la.
Se você tem dúvidas, separamos algumas dicas de como limpar seus aparelhos, com base em suas particularidades. A primeira dica é utilizar panos macios e limpos, para não arranhar a estrutura dos seus equipamentos. Na dúvida, opte por uma flanela ou por tecidos em algodão, que são os mais indicados.
Confira mais dicas de higienização:
Estruturas metálicas
As partes metálicas dos seus aparelhos devem ser limpas com um pano úmido, apenas com água e sabão neutro. Depois, passe um pano limpo e seco, para secá-las.
Outra dica para deixar as estruturas metálicas dos seus equipamentos ainda mais bonitas é utilizar cera de carro. Além de contribuir esteticamente, também ajuda a protegê-las.
Acessórios
Os acessórios que você possui no seu espaço como colchonetes, bolas, bosu, meia lua e outros, podem ser limpos com um pano seco ou úmido, conforme sua preferência.
Assim como os equipamentos, os acessórios do seu estúdio também devem ser limpos após o uso, entre uma aula e outra, para estar em condições de serem utilizados pelo próximo aluno.
Estofados
Para os estofados, a primeira dica é nunca utilizar álcool, pois ele pode danificar e provocar manchas, assim como ressecamento do material.
O ideal é utilizar apenas um pano umedecido com sabão neutro, como o de glicerina e, depois, retirar os excessos com um pano seco. Lembre-se de nunca deixar seus estofados molhados!
Madeira
Assim como os estofados, você também pode limpar as partes de madeira com um pano umedecido em água e sabão neutro. Depois, o ideal é passar um pano seco. Ou, se preferir, passe apenas o pano seco.
No caso de madeira, utilizar produtos como lustra móveis ou óleo de peroba também é uma ótima alternativa para manter os equipamentos mais limpos, bonitos e contribuir para que eles durem ainda mais. Outra dica é não deixá-los muito expostos à luz solar.
E atenção: nunca utilize esponjas de aço ou produtos corrosivos na hora de limpar seus equipamentos de pilates.
Inspeções periódicas
Você precisará fazer a sua parte, realizando inspeções periódicas em seus equipamentos, a fim de garantir a qualidade, funcionalidade e durabilidade dos mesmos.
Isso é importante tanto para seu estúdio, quanto para seus alunos. Afinal, é importante que os equipamentos estejam em perfeito funcionamento, para garantir a segurança na hora de realizar os exercícios propostos.
Por isso as revisões são importantes, pois ajudam a avaliar o desgaste mecânico, a estabilidade do aparelho, as molas, os ajustes e demais características do equipamento.
Em alguns casos, as revisões precisam ser feitas de hora em hora, diariamente ou semanalmente. Para saber qual a periodicidade ideal para cada equipamento, consulte o manual de instruções ou entre em contato com o fornecedor.
Manuseio
Na hora de trocar seus aparelhos de lugar, seja para repaginar seu estúdio ou para fazer uma mudança de local, é importante ter muito cuidado com o manuseio.
Se for preciso transportar seus equipamentos, como no caso de mudanças, é importante planejar cada etapa e conhecer quem fará o serviço, a fim de evitar prejuízos e danificações em seus aparelhos.
Para equipamentos maiores, o indicado é que você desmonte-os. Se precisa de ajuda para saber como fazer isso, entre em contato com o pós-vendas e assistência técnica e solicite as devidas orientações.
Roupas adequadas
Outro ponto no qual é preciso estar atento é quanto as roupas que serão utilizadas na prática do Pilates. Para isso, crie regras quanto às vestimentas adequadas, a fim de evitar dores de cabeça para você e deixar seus alunos cientes.
Por exemplo, há estúdios que não colocam regras e recebem alunos de calça jeans para realizar os exercícios e, por não terem estipulado nada, não podem cobrar ou negar a prática da atividade.
No entanto, as roupas podem danificar seus aparelhos e fazer com que os exercícios sejam feitos de maneira errada, dificultando para seus alunos.
Além disso, é importante utilizar roupas confortáveis, que sejam adequadas para a prática do pilates. Deixe isso claro para seus alunos!
Dicas de utilização e conservação: 6 coisas para evitar
Confira algumas dicas gerais do que evitar para cuidar seus equipamentos de pilates.
- Evite utilizar o equipamento com roupas molhadas;
- Nunca utilizar esponjas de aço ou produtos corrosivos para limpá-los;
- Evite utilizar calçado de qualquer espécie. Prefira meias adequadas para a prática do Pilates;
- Não utilizar álcool para a limpeza dos seus equipamentos de pilates;
- Evite a utilização de calças jeans e demais roupas que não sejam adequadas para a prática do método;
- Cuidado com o uso de produtos de higiene pessoal, como filtro solar, óleo bronzeador e cremes corporais. Além de sujar, podem manchar o equipamento.
É normal que algumas peças de seus aparelhos precisem ser trocadas com o tempo, já que se deterioram naturalmente, de acordo com o uso. No entanto, o seu cuidado conta muito para garantir a durabilidade e a funcionalidade do seus equipamentos.
Por isso, tome precauções sempre que for utilizar seus aparelhos e mudá-los de lugar. E lembre-se que a higienização e a limpeza são muito importantes e fazem a diferença na vida útil de seus equipamentos.
Amei o post 🙂
Ótimo trabalho!
Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
que tinha o que tanto procurava.
Parabéns pelo texto e conteúdo, temos que ter mais
artigos deste tipo na internet.
Gostei muito.
Meu muito obrigado!!!