blank

Cuidados para ter com os equipamentos de pilates do seu Estúdio

blank

Abrir um estúdio de Pilates é um grande investimento, mas também requer certos cuidados específicos, como manter seus equipamentos bem conservados. Isso é importante para a qualidade das suas aulas e também para garantir a segurança e o conforto dos seus alunos.

Pensando nisso, na conservação do seu estúdio e vida útil dos seus aparelhos, separamos algumas dicas de cuidados com equipamentos de pilates, para você aplicar no seu estúdio. Vamos lá?

Recebimento dos aparelhos

Orientamos que desde o contato inicial com seus equipamentos, o que acontece na entrega dos mesmos, sejam tomados cuidados específicos, como na abertura das caixas.

Como os aparelhos são estofados, é preciso ter uma atenção maior ao retirá-los da caixa, para que na hora de abrir você não acabe danificando-os. Faça isso com calma e atenção. Afinal, são seus aparelhos de trabalho (ou lazer, caso você tenha um estúdio de pilates em casa, para uso próprio)!

Higienização dos aparelhos

Por questões de saúde, higiene e segurança, manter seus equipamentos de pilates bem higienizados é fundamental. Assim, evita contaminações, propagação de vírus, bactérias e infecções.

Cosméticos como cremes, tinta de cabelo, hidratante corporal, protetor solar e outros também podem danificar seus aparelhos. E, também por isso, é importante mantê-los limpos.

Lembre-se que, ao falar de Pilates, estamos falando de saúde. Por isso, oferecer aos seus alunos um ambiente limpo, confortável e organizado é seu dever! Além disso, é seu estúdio e ele precisa ter uma imagem positiva.

Cuidados com equipamentos de pilates: quando fazer a higienização

Nem é preciso falar que a higienização do seu estúdio e dos seus aparelhos deve ser feita diariamente. Mas não é só isso, ela também deve ser frequente, de preferência no intervalo entre as aulas.

É importante fazer a limpeza entre um aluno e outro, para garantir que o aparelho estará em condições de ser utilizado pelo próximo. Para isso, tenha conhecimento de técnicas de higienização adequadas para seus equipamentos de pilates.

Como fazer a higienização

A higienização é uma parte importante e fundamental para manter seus equipamentos de pilates bem cuidados e prontos para serem usados por seus alunos. Mas, para isso, é preciso saber como fazê-la.

Se você tem dúvidas, separamos algumas dicas de como limpar seus aparelhos, com base em suas particularidades. A primeira dica é utilizar panos macios e limpos, para não arranhar a estrutura dos seus equipamentos. Na dúvida, opte por uma flanela ou por tecidos em algodão, que são os mais indicados.

Confira mais dicas de higienização:

Estruturas metálicas

As partes metálicas dos seus aparelhos devem ser limpas com um pano úmido, apenas com água e sabão neutro. Depois, passe um pano limpo e seco, para secá-las.

Outra dica para deixar as estruturas metálicas dos seus equipamentos ainda mais bonitas é utilizar cera de carro. Além de contribuir esteticamente, também ajuda a protegê-las.

Acessórios

Os acessórios que você possui no seu espaço como colchonetes, bolas, bosu, meia lua e outros, podem ser limpos com um pano seco ou úmido, conforme sua preferência.

Assim como os equipamentos, os acessórios do seu estúdio também devem ser limpos após o uso, entre uma aula e outra, para estar em condições de serem utilizados pelo próximo aluno.

Estofados

Para os estofados, a primeira dica é nunca utilizar álcool, pois ele pode danificar e provocar manchas, assim como ressecamento do material.

O ideal é utilizar apenas um pano umedecido com sabão neutro, como o de glicerina e, depois, retirar os excessos com um pano seco. Lembre-se de nunca deixar seus estofados molhados!

Madeira

Assim como os estofados, você também pode limpar as partes de madeira com um pano umedecido em água e sabão neutro. Depois, o ideal é passar um pano seco. Ou, se preferir, passe apenas o pano seco.

No caso de madeira, utilizar produtos como lustra móveis ou óleo de peroba também é uma ótima alternativa para manter os equipamentos mais limpos, bonitos e contribuir para que eles durem ainda mais. Outra dica é não deixá-los muito expostos à luz solar.

E atenção: nunca utilize esponjas de aço ou produtos corrosivos na hora de limpar seus equipamentos de pilates.

Inspeções periódicas

Você precisará fazer a sua parte, realizando inspeções periódicas em seus equipamentos, a fim de garantir a qualidade, funcionalidade e durabilidade dos mesmos.

Isso é importante tanto para seu estúdio, quanto para seus alunos. Afinal, é importante que os equipamentos estejam em perfeito funcionamento, para garantir a segurança na hora de realizar os exercícios propostos.

Por isso as revisões são importantes, pois ajudam a avaliar o desgaste mecânico, a estabilidade do aparelho, as molas, os ajustes e demais características do equipamento.

Em alguns casos, as revisões precisam ser feitas de hora em hora, diariamente ou semanalmente. Para saber qual a periodicidade ideal para cada equipamento, consulte o manual de instruções ou entre em contato com o fornecedor.

Manuseio

Na hora de trocar seus aparelhos de lugar, seja para repaginar seu estúdio ou para fazer uma mudança de local, é importante ter muito cuidado com o manuseio.

Se for preciso transportar seus equipamentos, como no caso de mudanças, é importante planejar cada etapa e conhecer quem fará o serviço, a fim de evitar prejuízos e danificações em seus aparelhos.

Para equipamentos maiores, o indicado é que você desmonte-os. Se precisa de ajuda para saber como fazer isso, entre em contato com o pós-vendas e assistência técnica e solicite as devidas orientações.

Roupas adequadas

Outro ponto no qual é preciso estar atento é quanto as roupas que serão utilizadas na prática do Pilates. Para isso, crie regras quanto às vestimentas adequadas, a fim de evitar dores de cabeça para você e deixar seus alunos cientes.

Por exemplo, há estúdios que não colocam regras e recebem alunos de calça jeans para realizar os exercícios e, por não terem estipulado nada, não podem cobrar ou negar a prática da atividade.

No entanto, as roupas podem danificar seus aparelhos e fazer com que os exercícios sejam feitos de maneira errada, dificultando para seus alunos.

Além disso, é importante utilizar roupas confortáveis, que sejam adequadas para a prática do pilates. Deixe isso claro para seus alunos!

Dicas de utilização e conservação:  6 coisas para evitar

Confira algumas dicas gerais do que evitar para cuidar seus equipamentos de pilates.

  • Evite utilizar o equipamento com roupas molhadas;
  • Nunca utilizar esponjas de aço ou produtos corrosivos para limpá-los;
  • Evite utilizar calçado de qualquer espécie. Prefira meias adequadas para a prática do Pilates;
  • Não utilizar álcool para a limpeza dos seus equipamentos de pilates;
  • Evite a utilização de calças jeans e demais roupas que não sejam adequadas para a prática do método;
  • Cuidado com o uso de produtos de higiene pessoal, como filtro solar, óleo bronzeador e cremes corporais. Além de sujar, podem manchar o equipamento.

É normal que algumas peças de seus aparelhos precisem ser trocadas com o tempo, já que se deterioram naturalmente, de acordo com o uso. No entanto, o seu cuidado conta muito para garantir a durabilidade e a funcionalidade do seus equipamentos.

Por isso, tome precauções sempre que for utilizar seus aparelhos e mudá-los de lugar. E lembre-se que a higienização e a limpeza são muito importantes e fazem a diferença na vida útil de seus equipamentos.

About the Author

blank

By admin / Administrator, bbp_keymaster on dez 13, 2019

No Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *