5 DICAS PARA FACILITAR A LIMPEZA EM BANHEIROS

Essas dicas são para manter seu banheiro limpo e evitar a proliferação de germes e bactérias.

Devido as medidas de isolamento por consequência da pandemia, famílias tem passado muito mais tempo em casa, seja devido ao home-office, as atividades extracurriculares que estão sendo realizadas online ou pela diminuição das atividades recreativas e de lazer e etc. Com a maior circulação de pessoas os resultados da faxina já não duram tanto tempo como antes, por isso separamos algumas dicas para facilitar a rotina de limpeza.

Antes de mais nada vale a regra da cooperação, afinal se tem mais gente em casa, mais força de trabalho há também. Agora vamos as cinco dicas:

1- Para o dia da faxina no banheiro conte com alguns “ajudantes” que otimizarão seu tempo, evitando o esfrega-esfrega sem fim e o desperdício de produtos de limpeza. Os acessórios vieram para facilitar e evitar que se perca tempo, alguns exemplos são:  o rodo esfregão abrasivo para limpeza de pisos de azulejos, seu tamanho aliado a extensão do cabo agilizam e muito o trabalho que seria feito com uma espoja simples (verifique antes se é adequada para o tipo de acabamento do seu banheiro). Outra aliada que já não sai do banheiro é escova sanitária, que pode ser usada tanto no dia da faxina quanto na limpeza de manutenção, mas lembre-se de higienizá-la colocando-a em uma solução com água sanitária e de realizar a troca de tempos em tempos.

2- Utilize produtos de limpeza adequados para cada superfície, produtos abrasivos como a água sanitária não devem ser utilizados sobre mármores, granitos e metais sanitários, por exemplo. Também tenha cuidado com a mistura de produtos de limpeza ou soluções caseiras, pois podem resultar em reações químicas adversas que levam a intoxicação e a outros riscos à saúde.

3- Deixe os produtos agirem pelo tempo indicado nas embalagens, deixar o banheiro “de molho” reduz o tempo do “esfrega-esfrega”. É importante também seguir as indicações sobre proporções de diluição, ou seja: leia os rótulos sempre, são produtos químicos e seu uso exige cuidado.

4- Garanta que o ambiente esteja ventilado durante o uso de produtos de limpeza.  E no dia a dia a circulação de ar também é muito importante no banheiro, pois como é um ambiente com muita umidade este é propício a proliferação de fungos e ao desenvolvimento de bolor ou mofo.

5- Limpeza de manutenção é aquela realizada no dia a dia antes da faxina veja nesse outro blog como é prático manter um pequeno kit de produtos de higienização já no ambiente em que vai ser utilizado. Além disso diariamente: retire o lixo, higienize cuba da pia e assento sanitários com wipes umedecidos com bactericida, o interior do vaso sanitário com a escova e desinfete o chão.

Atenção:

  • Evite deixar toalhas molhadas no banheiro, pois também são suscetíveis ao mofo.
  • Acione a descarga apenas com a tampa fechada para evitar uma “nuvem” de bactérias nocivas à saúde.
  • Não deixae objetos como pinceis de maquiagem ou escovas de dentes expostos no banheiro para evitar a contaminação por germes.

About the Author

By gymclean / Administrator, bbp_keymaster on jun 28, 2021