blank

MISTURAS PERIGOSAS DE PRODUTOS QUÍMICOS

A internet está cheia de misturinhas caseiras que prometem limpar tudo como num passe de mágica. Essas receitas que sugerem que você prepare suas próprias misturas de produtos de limpeza sempre tem como argumentos de incentivo a afirmativa que terá resultados mais eficientes com custo reduzido. Porém é preciso atenção e muito cuidado, pois essas receitas milagrosas podem colocar sua saúde e de seus familiares em risco. 

Por mais que você já conheça os produtos e saiba que eles são eficientes de forma isolada, misturar mais de um deles não significa que o resultado será potencializado, pelo contrário, um pode anular o efeito do outro ou ainda pior essa combinação pode liberar gases tóxicos, causar explosões e até mesmo levar o usuário a óbito.

Esse é um assunto que precisa de muita atenção, já que no dia a dia passa despercebido, pois muitas vezes já faz parte da rotina. Mesmo se você nunca teve uma grave reação a essas misturas não significa que a mesma não está lhe fazendo mal. Sintomas como irritação nos olhos, garganta ou nariz; dor de cabeça; vômito; irritação e queimadura na pele são alguns dos indícios de intoxicação por gases liberados através das misturas de produtos de limpeza.

Mesmo se o produto de limpeza for usado de forma isolada ainda assim é preciso atenção por se tratar de um produto químico. O principal aliado no uso desses produtos são os rótulos, isso mesmo, a simples ação de ler essas informações pode evitar acidentes e danos a sua saúde.

Nos rótulos constam informações como as formas de uso, forma de dissolução, tempo de ação, superfícies a que se destinam e principalmente as orientações que se mais se repetem: não reutilize a embalagem para outros fins, mantenha o produto em embalagem original, não misturar com outros produtos e o que fazer em caso de acidente.

As possibilidades de misturas infelizmente são inúmeras, mas citamos abaixo apenas algumas para exemplificar a dimensão dos perigos mencionados de acordo com a UFABC:

  • Água Sanitária e desinfetante: a água sanitária a base de hipoclorito de sódio (NaClO) juntamente com desinfetante que contém amônia produz gases tóxicos ao organismo.
  • Agua Sanitária e detergente: assim como o desinfetante o detergente também pode conter as aminas que se derivam da amônia.  
  • Água Sanitária e álcool: a água sanitária misturada com álcool destrói tanto o hipoclorito de sódio da água sanitária quanto o álcool. O hipoclorito é um agente oxidante e pode oxidar o álcool formando outros compostos como o acetaldeído que é tóxico.
  • Agua Sanitária e vinagre: quando combinados formam o gás cloro (Cl2), que mesmo em pequenas quantidades pode ocasionar problemas de respiração, ardência nos olhos e ainda provocar queimaduras.
  • Vinagre e bicarbonato de sódio: o vinagre é uma substância ácida, o bicarbonato de sódio é uma substância básica, a mistura dos dois resulta em água e acetato de sódio, isto é, perde as propriedades de limpeza que esses produtos tinham e ainda ocorre uma reação com liberação de dióxido de carbono (CO2). A espuma de dióxido de carbono formada não é tóxica, mas se realizada em um recipiente fechado, pode levar a explosão.
  • Vinagre com água oxigenada: a partir dessa mistura ocorre a formação do ácido peracético, que em alta concentração pode causar irritações na pele, nos olhos e no sistema respiratório. Se esta mistura for ainda armazenada em recipiente fechado, a liberação de oxigênio poderá aumentar a pressão interna e acabar rompendo o frasco, causando explosão.

ATENÇÃO REDOBRADA COM AS CRIANÇAS EM CASA

Atualmente as crianças estão passando mais tempo em casa e com isso aumentam-se as chances de haver períodos em que ficam sem supervisão, por isso evite comprar ou acondicionar produtos de limpeza em garrafa pet, pois podem ser facilmente confundidos com refrigerantes. E depois de higienizar o ambiente e os utensílios, guarde os produtos de limpeza longe do alcance das crianças ou em um armário com chave.

LEMBRE-SE:

  • Nem sempre a reação química é visível, mas nem por isso o perigo é menor.
  • Mantenha os ambientes ventilados durante a utilização dos produtos.
  • Não reutilize embalagens de produtos químicos, pois podem conter resíduos dos produtos.
  • O álcool líquido 70% é inflamável. Mantenha-o sempre em um lugar seguro e nunca use perto de qualquer tipo de chama.
  • Anvisa não recomenda uso de produtos caseiros para prevenção contra o coronavírus. Além da ineficácia, eles podem colocar a sua saúde e a de outras pessoas em risco.
  • Mantenha os telefones de emergência em locais de fácil acesso.

De acordo com a Fiocruz as intoxicações ou envenenamentos e até mesmo incêndios podem ocorrer por negligência ou falta de conhecimento no manuseio de substâncias químicas tóxicas, saiba mais sobre esse tema e demais orientações da Fiocruz sobre intoxicações e envenenamentos clicando aqui.

Para evitar essas misturas e caso precise realmente usar dois produtos como a água sanitária e o detergente , a orientação é usar um produto enxaguar e só então aplicar o outro. Para maior praticidade e segurança na higienização e desinfecção de superfícies recomendamos os Wipes Umedecidos Gym Clean que já vem umedecidos na quantidade certa de produto e possuem registro na ANVISA.

Fontes:

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/covid-19-so-use-saneantes-regularizados

https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/noticias/inmetro-da-dicas-de-cuidados-para-prevenir-acidentes-domesticos-no-periodo-de-distanciamento-social

https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/noticias-anvisa/2020/alerta-cresce-intoxicacao-por-produtos-de-limpezahttps://proec.ufabc.edu.br/gec/ciencia-ao-redor/perigos-na-mistura-de-produtos-de-limpeza/

About the Author

blank

By gymclean / Administrator, bbp_keymaster on mar 22, 2021