CUIDADOS NO RETORNO AS AULAS

O retorno ao ambiente escolar já está acontecendo de forma gradual de acordo com a realidade de cada região, por isso é importante já nos prepararmos para quando essa for a realidade de todos novamente. Em janeiro deste ano a Unicef publicou uma carta aberta aos prefeitos eleitos onde salientou a importância da priorização da reabertura segura das escolas:

“O longo tempo de fechamento da maioria das escolas e o isolamento social têm impactado profundamente a aprendizagem, a saúde mental e a proteção de crianças e adolescentes. Apesar dos esforços para organizar atividades remotas para continuidade das aprendizagens, milhões de crianças e adolescentes não foram alcançados e perderam o vínculo com a escola. Elas e eles correm o risco de abandonar a educação definitivamente. Isso vai aprofundar ainda mais as desigualdades e impactar uma geração inteira”.

Além de cumprir todas as orientações técnicas as escolas tem o desafio de conciliar:

  • Implemento das normas de biossegurança;
  • Desenvolvimento de ações de recuperação de aprendizagem;
  • Avaliações de desempenho;
  • Desenvolvimento socioemocional tendo em vista a formação integral.

A formação integral é a concepção de que o ser humano é um sujeito total composto por diversas dimensões (física, cognitiva, emocional e espiritual). Ou como cita o Art. 2º da LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira) o “pleno desenvolvimento do educando”.

Além das medidas essenciais como aferição de temperatura, uso de máscara, distanciamento, higienização e etc., o cuidado com a forma como o aluno está percebendo toda esta situação é essencial.

BATE-PAPO

Para compreendermos como está sendo essa adaptação conversamos com os pais de um educando da educação infantil que está retornando para as atividades presenciais. 

Como foi a preparação para este momento de retorno?

“Foi bem tranquila na verdade. A escola nos enviou todos os protocolos bem antes para que pudéssemos nos adaptar. Temos uma relação muito legal com a escola e isso é primordial, confiança!!”

Como vocês acreditam que ele está percebendo o que está acontecendo (Covid-19)?

“Acho que ele ainda é muito novinho para entender qualquer coisa nesse sentido. Mas temos falado da importância de higienizar as mãos, do uso de máscara. Que tem um bichinho feio lá fora que pode deixar a gente dodói. A escola tem ajudado bastante também nessa questão, ele passou usar a máscara melhor depois que as aulas começaram e por incentivo de ver os coleguinhas usando. Também já dá o bracinho para aferir a temperatura sem a gente pedir, antes de sair de casa e na escola”.

Quais medidas estão tendo em casa com os objetos dele da escola?

“O material dele fica na escola, para uso interno. A mochila procuro higienizar na chegada, os sapatos e comprei 1 uniforme para cada dia da semana”.

 A integração entre família e escola é essencial para que essa adaptação seja o mais natural e segura possível.

DICAS PRÁTICAS DE HIGIENIZAÇÃO AO CHEGAR EM CASA

  •  Ao chegar a criança pode ir diretamente para o banho, assim as roupas da escola já podem ser separadas;
  •  Itens como mochilas, lancheiras e até mesmo materiais escolares podem ser higienizados com os Wipes Umedecidos, pois eles não vão danificar os materiais;
  •  Os sapatos podem ficar para o lado de fora e se não for possível lavar diariamente também pode ser feito uma higienização.

Conheça nossa loja: https://loja.gymclean.com.br/

About the Author

By gymclean / Administrator, bbp_keymaster on abr 14, 2021