O Segredo para Driblar o Coronavírus na sua Academia

A higienização de lugares com um grande número de circulação de pessoas, como escritórios, lojas, e, principalmente, academias e hospitais nunca foi tão importante como agora. 

Isso por conta dos diversos casos da doença do Covid-19, popularmente conhecido como novo Coronavírus, que foram confirmados desde seu primeiro aparecimento em Wuhan na China em dezembro de 2019. Não faz muito tempo que o vírus chegou ao Brasil, mas no momento são mais de 100 casos confirmados só no nosso país e 156.000 no mundo.

Mas, porque a higiene, principalmente em lugares de socialização, precisa de um “upgrade”? Como o Coronavírus está ligado a isso? 

Simples. Além de a limpeza ser um dos fatores mais importantes para o faturamento e um dos mais relevantes pontos quando o cliente vai escolher uma academia, antes mesmo do Covid-19 aparecer, também é porque a transmissão do novo vírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva; espirro; tosse; contato pessoal próximo, como aperto de mão; e contato com objetos ou superfícies contaminadas. 

Dizer que estão todos em pânico não é um exagero. 

Aviões estão deixando de fazer voos internacionais, países estão formando cada vez mais restrições em relação a viagens com o propósito de proteger as pessoas, escolas pelo mundo inteiro estão fechando, assim como aconteceu com algumas de São Paulo, portanto para qualquer Facility Manager essa rápida contaminação também é um problema. 

Ela pode significar o fechamento temporário ou, nos piores casos, o fim de seus estabelecimentos. O vírus pode entrar a qualquer momento pela porta.

As academias e estúdios “fitness”, especialmente, estão em perigo, já que o vírus pode sobreviver em superfícies não-porosas dentre três a doze horas. Para prevenir que a doença se espalhe de superfície para pessoa, os gerentes têm que tomar muito cuidado com os materiais utilizados na limpeza de seus equipamentos, e ter certeza que são, de fato, eficientes contra o vírus.  

Geralmente, as academias oferecem desinfetantes ou “spray” de limpeza, porém esses produtos podem não ser fortes o suficiente contra o Coronavírus, já que eles removem apenas alguns dos germes comuns e não um agente patogênico como o Covid-19.

Sendo assim, separamos algumas dicas de como driblar a doença e continuar com a sua academia ou estúdio “fitness” funcionando a todo vapor. 

Ajude seus alunos a te ajudar

Você como gerente, pode colocar folhetos e cartazes pela academia conscientizando seus alunos, ou até lhes comunicando verbalmente. 

Até o momento não existe uma vacina para esse novo coronavírus, assim, a melhor forma de evitar a contaminação é adotando certos cuidados, tais como: 

  • Lavar as mãos regularmente (todas as vezes durante pelo menos 20 segundos)
  • Evitar tocar o rosto quando estiver na academia; geralmente é uma reação involuntária, mas você pode tentar pedir que seus alunos se policiem
  • Pedir para os próprios clientes sempre higienizarem a superfície antes e depois de usar os equipamentos, mesmo que a academia conte com profissionais para isso; 
  • Caso espirre ou tussa, cubra sempre com o braço ou um lenço de papel, que deve ser descartado depois de utilizado. Nessas horas, deve deixar claro para os alunos e treinadores não usarem as mãos, pois terão contato com aparelhos e outras superfícies
  • Pedir que não compartilhem objetos para uso pessoal como garrafas de água, “sheikeiras” de whey e toalhinhas de rosto.
  • E que fiquem em casa quando não estiverem se sentindo bem, para não piorar o próprio cenário e não infectar outros;

Mantenha o ambiente agradável e seguro para todos!

Se sua academia tem pessoal específico para limpar os equipamentos, primeiro de tudo, tenha certeza que esses colaboradores estão com os Equipamentos de Proteção (EPI) apropriados, principalmente máscaras e luvas. 

É importante não apenas limpar os equipamentos com os materiais apropriados, mas também incluir a limpeza regular de tapetes, banheiros, vestiários, os armários dos visitantes, maçanetas e o balcão de entrada. 

Atente ainda para a ventilação. Caso o ambiente seja completamente fechado, verifique as condições de limpeza dos aparelhos de ar condicionado

Faça que seus colaboradores lavem as mãos regularmente também, você pode colocar portas álcool em gel nas paredes para facilitar. Ao escolher essa opção, opte por aqueles com concentração de 70%, que têm ação antimicrobiana contra vírus, bactérias e fungos, incluindo o Covid-19, comprovada cientificamente e pela Organização Mundial da Saúde (OMS). 

Gym Clean!

Tudo isso dito anteriormente parece muito trabalho para ser feito e muitas coisas para se preocupar e vigiar de uma vez. 

Sim! Vigiar!

Atualmente as pessoas vivem com muita pressa, isso não é novidade, portanto é infelizmente, normal que alunos e até treinadores não sigam todas as recomendações de higiene. Por diversos motivos: os produtos de limpeza convencionais demoram um pouco para sua química fazer efeito, fazendo com que muitas vezes o aluno use o aparelho ainda sujo devido à demora; não acham os borrifadores ou simplesmente se recusam a procurar por considerarem perda de tempo, dentre outros.  

Por isso, pensando nos alunos e gerentes das academias, a Gym Clean elaborou Panos Umedecidos Gym Clean. Uma solução rápida, eficiente e econômica para a prevenção do Coronavírus. 

Como dissemos anteriormente, produtos normalmente usados pelas academias podem não ser fortes o suficiente para eliminar o Covid-19, além de a grande maioria, principalmente o álcool, acabam agredindo, ressecando e desbotando o estofado, costura e couro dos equipamentos, sem contar que também agridem a pele e o meio ambiente.

Já os panos umedecidos da Gym Clean foi pensado muito antes do surgimento do novo Coronavírus, depois de a Gym Clean perceber a necessidade do mercado de realizar uma higiene completa e que protegesse seus alunos sem danificar os aparelhos. 

Esses panos umedecidos foram elaborados com detalhes por químicos especialistas e que levaram muito a sério cada etapa de concepção do produto. A fórmula foi criada e testada em várias academias durante alguns anos, até que agora, em uma hora muito propícia, para a sorte das academias, chegou ao seu estado final. 

O GYM CLEAN é um umedecido com clorexidina, sabão neutro e água que em conjunto quebram a gordura das cápsulas dos vírus e germes. Ele também não agride, resseca e desbota o estofado por não conter álcool em sua formulação e ainda sim, possui um hidratante que protege a superfície, permitindo que o dono de academia demore mais para trocar os colchonetes e estofado dos equipamentos, economizando assim na gerência de sua academia.

Existem várias vantagens no uso do novo produto, tanto para a academia, quanto para os alunos e o meio ambiente. Por exemplo: muitos donos de academias acabam optando por produtos importados, o que tem um alto custo; ou compram produtos inadequados por serem mais baratos. 

A Gym Clean é um produto nacional aprovado pela Anvisa e tem sua ativação em 3 segundos, além de otimizar o tempo de limpeza já que não precisariam mais perder tempo com borrifadores ou com panos multiúso que precisam ser cortados, lavados e dobrados. Além disso, os panos humificados oferecem mais agilidade e comodidade na hora de manusear já que as folhas já são picotadas e umedecidas, e ainda podem ficar espalhadas em “dispensers” por toda a academia, com fácil acesso para todos.

Outra vantagem é o fato da Gym Clean ser descartável! Usou uma folha, descartou! Assim evitando a reutilização e a contaminação cruzada.

Para o meio ambiente, utilizando Gym Clean reduzimos o uso de folhas de papéis e perfex, além de reduzir o consumo de água, que seriam desperdiçados usando os panos convencionais e os gastos com produtos químicos que poluem a natureza.

Com a facilidade que Gym Clean oferece, é provável que as pessoas sigam mais as recomendações de higienização sem perder tempo e sua academia vai permanecer o local intocado pelo vírus que sempre foi. 

About the Author

By gymclean / Administrator, bbp_keymaster on mar 16, 2020