blank

DIFERENÇA ENTRE LIMPAR, HIGIENIZAR E DESINFETAR

Estar em um ambiente limpo é essencial para nossa saúde e bem-estar. Você sabe qual a diferença entre esses termos? Ou acredita que sejam apenas sinônimos?

Segundo a ABRALIMP (Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional):

Limpeza é a atividade que engloba todos os procedimentos e operações que removem sujidades, agregadas ou não as superfícies, sem alterá-las, em todos os tipos de ambientes.”

“O saneamento pode ser equiparado ao que chamamos de higiene (conjunto de condições ou hábitos que conduzem ao bem-estar e a saúde; limpeza, asseio); também pode significar a redução de micro-organismos do ambiente para um valor tão baixo que não seja prejudicial à saúde.”

Desinfecção é o conjunto de operações que visam primordialmente uma redução da carga microbiana a um nível seguro, por um determinado período de tempo, sobre diferentes superfícies, utilizando produtos desinfetantes, que devem ser obrigatoriamente registrados na ANVISA, autarquia subordinada ao Ministério da Saúde.”

Em outras palavras, limpeza é a remoção de qualquer sujeira visível, partículas maiores de sujeira, normalmente removidas através do uso de água, essa lavagem somada ou não a outros produtos como detergentes removem os resíduos e preparam o ambiente para a próxima etapa.

A ação de higienizar, sanitizar ou desinfetar é realizada após uma limpeza bem executada e é focada na eliminação de micro-organismos como vírus e bactérias.

Através dos rótulos dos produtos é possível identificar a finalidade de cada um ou confirmar se possui mais de uma função. Por exemplo o sabão pode ser usado para limpar e água sanitária para desinfetar, assim como existem produtos que servem para ambas as funções.

Nossa dica é usar os Wipes Umedecidos Gym Clean para higienização ou após uma limpeza mais pesada apenas para desinfetar. Além da praticidade de utilização, por serem prontos para uso e descartáveis, quando utilizados corretamente evitam a contaminação cruzada.

Conheça nossa loja!

About the Author

blank

By gymclean / Administrator, bbp_keymaster on maio 11, 2021