- Misturinhas mágicas da internet: a mistura de produtos químicos além de não potencializarem em nada o resultado final, também trazem sérios riscos a saúde de quem os está manipulando. Algumas dessas misturas mais populares envolvem a água sanitária, como por exemplo:
- Água Sanitária e desinfetante: a água sanitária a base de hipoclorito de sódio (NaClO) juntamente com desinfetante que contém amônia produz gases tóxicos ao organismo;
- Água Sanitária e detergente: assim como o desinfetante o detergente também pode conter as aminas que se derivam da amônia;
- Água Sanitária e álcool: a água sanitária misturada com álcool destrói tanto o hipoclorito de sódio da água sanitária quanto o álcool. O hipoclorito é um agente oxidante e pode oxidar o álcool formando outros compostos como o acetaldeído que é tóxico;
- Agua Sanitária e vinagre: quando combinados formam o gás cloro (Cl2), que mesmo em pequenas quantidades pode ocasionar problemas de respiração, ardência nos olhos e ainda provocar queimaduras.
- Quanto mais produto melhor: maiores quantidade não significa melhores resultados na limpeza, as vezes mesmo que inconscientemente usamos muito mais produto do que o necessário, o que gera desperdício e expõe o usuário a uma quantidade maior de produto químico do que o necessário.
3. Não ler os rótulos: esse é uma etapa deixada de lado com frequência, mas é nos rótulos que estão todas as informações essenciais para que o produto tenha o desempenho anunciado, como as orientações de diluição, tempo de ação e superfícies a que se destina.
4. Varrer o chão antes de tudo: em vez de remover a poeira essa ação pode espalhar ainda mais, empoeirando até as superfícies que antes estavam limpas, principalmente para quem é alérgico com certeza o uso de vassoura não é o ideal. Hoje já existem outras opções mais eficientes para essa limpeza a seco como os mops e aspiradores de diversos modelos e valores que podem se encaixar perfeitamente na sua rotina e orçamento.
5. Só fica limpo se lavar com muita água: o que limpa é produto certo sobre a superfície certa, apenas jogar água em grande quantidade não garante limpeza, pode danificar móveis, além de ser um grande desperdício desse recurso natural tão precioso.
O consumo consciente de produtos de limpeza desde a escolha no momento da compra até o uso na hora da limpeza resulta em melhores resultados, saúde e economia .