blank
Featured

COMO A ANVISA ATUA NO MERCADO DE LIMPEZA

Todos os produtos usados na limpeza e conservação de ambientes (casas, escritórios, lojas, hospitais) são considerados saneantes. Os saneantes são importantes na limpeza de nossas casas e de outros locais, pois acabam com as sujeiras, germes e bactérias, evitando, assim, o aparecimento de doenças causadas pela falta de limpeza dos ambientes.

Para serem vendidos em supermercados, lojas, mercearias ou outros locais de comércio, é necessário que as empresas fabricantes desenvolvam produtos seguros, que dêem bons resultados e com rigoroso controle de qualidade.

Todos os fabricantes são obrigados a seguir normas legais e técnicas e obter autorização do Ministério da Saúde para cada produto saneante colocado à venda. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o Órgão do Ministério da Saúde que regulador e sua finalidade é fiscalizar a produção e consumo de como medicamentos, agrotóxicos e cosméticos. Ainda, a agência também é responsável pelo controle sanitário de portos, aeroportos e fronteiras.

Ou seja, a vigilância sanitária compreende diversas ações que visam eliminar e/ou diminuir riscos à saúde da população.

Como saber se o produto é regular?


Uma opção é consultar no portal da Anvisa, em “Consulte produtos”. Observe se a rotulagem apresenta, além do número de registro ou notificação, o nome da empresa, CNPJ, autorização de funcionamento na Anvisa, endereço, orientações de uso e cuidados com o produto.

Não compre nem use:

– produtos saneantes vendidos por ambulantes em carros, caminhões, etc.;

– produtos saneantes vendidos em garrafas de refrigerantes e outras bebidas;

– produtos que não tenham data de fabricação, prazo de validade e número de lote do produto;

– produtos cujas embalagens pareçam ter sido abertas, estejam amassadas, enferrujadas, estufadas, rasgadas ou furadas;

– produtos que estejam em grandes volumes (barris, tonéis) e que são passados para outras embalagens no momento da compra;

– produtos sem rótulo.

Estes produtos estão à venda sem a permissão do Ministério da Saúde, ou seja, não têm qualquer avaliação de que dão bons resultados e de que são seguros para o uso, manuseio ou armazenagem. Na maioria das vezes, não têm ação contra os germes ou não limpam as superfícies, porque suas formulações não têm ingredientes próprios para isso, ou quando os contêm, não estão em quantidades suficientes.

A busca pela economia doméstica em tempos de crise pode agravar ainda mais a questão da clandestinidade dos produtos de limpeza, que oferece um grande risco à saúde da população.

DENUNCIE PRODUTOS CLANDESTINOS!

É muito importante a ajuda da comunidade em reconhecer os produtos clandestinos. Avise à Vigilância Sanitária de sua cidade ou Estado. Ligue para o Disque Denúncia do Ministério da Saúde, pelo telefone 0800-611997 ou entre em contato com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA/MS.

Fonte:
Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Orientações para os consumidores de saneantes

About the Author

blank

By gymclean / Administrator, bbp_keymaster on dez 13, 2021